Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

Xilitol, conheça os benefícios para os seus dentes

16 de Abril de 2016

Você já ouviu falar do Xilitol? 

Talvez já tenha visto mencionado na fórmula do chiclete ou em algum outro produto no supermercado.

Mas você sabia que o Xilitol pode ajudar no combate às cáries?

Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa e alguns cogumelos, entre outros. É tão doce quanto a sacarose mas é cerca de 40% menos calórico.

Uma outra vantagem do Xilitol sobre a sacarose é que, em virtude de sua elevada estabilidade química e microbiológica, ele atua mesmo em baixas concentrações como conservante de produtos alimentícios, oferecendo resistência ao crescimento de microrganismos e prolongando a vida de prateleira desses produtos.

Então, além de poder ser usado para pessoas diabéticas ou que desejam emagrecer, essa substância tem uma outra aplicação extremamente eficiente – o combate às cáries.

shutterstock_123768913

A anticariogenicidade (é assim que chamamos, tecnicamente, a capacidade de combater as cáries), uma das propriedades mais relevantes do Xilitol, é determinada principalmente pela sua não-fermentabilidade por bactérias do gênero Streptococcus (bactéria causadora da cárie), cuja proliferação na flora bucal torna-se, então, limitada.

A principal ação do Xilitol é uma placa menos aderente e de fácil remoção pela escovação habitual dos dentes, além de inibir a produção de ácidos dessas bactérias. 

Esses ácidos são justamente o que causa a desmineralização do esmalte e, consequentemente, a cavidade de cárie.

Estudos recentes sobre indivíduos que substituíram o açúcar por Xilitol mostram que a salivação é estimulada pelo agradável sabor do adoçante e que, uma vez aumentada a quantidade de saliva, aumenta também a quantidade dos minerais nela presentes.

Alguns desses minerais promovem a remineralização dos dentes e, em consequência, a reversão de cáries em estágio inicial.

Dessa forma, o ambiente bucal torna-se pouco favorável ao desenvolvimento das bactérias, reduzindo em até 85% na incidência de cáries em indivíduos que consumiram o Xilitol.

Em resumo, o xilitol contribui para a saúde bucal de seis maneiras:

1) Reduzindo a incidência de cáries;

2) Estabilizando íons cálcio e fosfato na saliva e, consequentemente, remineralizando os dentes;

3) Estabilizando as cáries já formadas;

4) Reduzindo o crescimento de Streptococcus mutans e Lactobacillus na saliva;

5) Estimulando a formação da saliva (sem aumentar a produção de ácidos na placa dentária);

6) Controlando o pH da placa.

Todas as pessoas podem se beneficiar das vantagens do Xilitol, inclusive crianças.

Mas lembre-se: o exagero nunca faz bem, seja qual for a substância.

Alguns produtos que contém Xilitol:

 

Malva1

 

 

 

 

 

 

 

malvatrikids-mommy-000000000001502D (1)

 

 

Essa pasta de dente da Malvatrikids é muito interessante. Ela é indicada para mães de bebês pequenos. A alta quantidade de flúor ajuda as mamães a combater a cárie e o Xilitol auxilia na diminuição das bactérias diminuindo a chance de passar bactérias ao bebê.

 

 

xilitol

Não estou indicando chiclete para bebês e crianças pequenas, é apenas uma demonstração de produtos que contém xilitol. Serve para os adultos: se der uma vontade de mascar um chiclete, opte por àqueles que contém Xilitol.

Um abraço,

Juliana Marchi

Deixe seu comentário