Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

Sobre mim

Segundo pesquisa do IBGE 11,6% dos brasileiros são desdentados, ou seja, não tem nenhum dente na boca. Claro que você deve estar pensando, mas meu filho deve estar longe dessa realidade, afinal são pessoas mais velhas que fizeram parte dessa pesquisa. Sim, talvez longe de ser desdentado, mas muito mais perto da cárie do que você imagina. Apesar da evolução do mundo como um todo e obviamente a odontologia está inserida nessa evolução, como melhora dos materiais, do diagnóstico, opções de tratamentos entre outros, infelizmente ainda vejo muitas crianças com cáries no meu consultório. Não são pessoas carentes. O que observo com essa constatação é que há uma falta de informação enorme nessa área.

Por exemplo: são raros os pais que usam fio dental em seus filhos, aposto que você deve estar pensando agora: “- Realmente eu nunca uso! ”. Você sabia que a grande maioria das crianças que atendo no consultório com cáries são justamente entre os dentes, ou seja, cáries que ocorrem porque ficam alimentos entre os dentes porque a escovação não é capaz de limpar e o fio dental não chega nem perto dos dentinhos dessas crianças. E aí não tem erro, se fica alimento, boa chance das bactérias se aproveitarem disso e iniciarem o processo da cárie.

Você sabia que a cárie pode ser detectada precocemente e que seu tratamento nessa fase é apenas de aplicações de flúor no Odontopediatra? E que o processo pode ser revertido sem a necessidade de restaurações e anestesias?

Ahhhh anestesias, você deve estar pensando, como odeio anestesia de dentista. Tudo bem, concordo com você que não é lá bem agradável, e tenho certeza que você deseja mais que tudo no mundo que seu filho não precise passar por isso.

Mas acho que os pais precisam entender melhor sobre saúde bucal infantil e o porque de cuidar dos dentes de leite e a sua importância, porque não existe uma divulgação de informação em se tratando de saúde bucal, principalmente saúde bucal das crianças.

As mamães e papais tem diversas dúvidas até hoje, que pasta devo usar? Começo a escovar os dentes com qual idade? Quando devo levar meu filho no Odontopediatra? Tem um pontinho preto no dente dele, é cárie? Ele vai precisar usar aparelho? Mas como posso evitar que meu filho tenha cáries?

Bom é ai que entra o meu blog Mundo Sem Cáries

Permita-me apresentar: Meu nome é Juliana Marchi não sou gaúcha, sou brasiliense, mas fiz faculdade em São Paulo. Diferentemente da maioria ADORAVA ir ao dentista desde criança. Eu gostava do cheiro do consultório, dos quadros de macacos escovando os dentes que tinha nas paredes e ficar um tempão com aquelas moldeiras cheias de flúor com cheirinho de chiclé (Viu Dra. Eliane Mestrinho, eu me lembro de quase tudo!)

JU

Graças aos meus pais -que não são dentistas e não tenho nenhum familiar mais próximo que seja dentista- que se preocupavam com os nossos dentes, nunca tive cáries e se quer precisei usar aparelho (ok a genética ajudou, meu pai tem um sorriso lindo!).

Ahhhhh então é por isso que ela gosta de dentista, nunca sofreu na cadeira, eu sei que você pensou isso. Sofri, apesar de não ter passado por esses problemas, tive 4 dentes a mais do que as pessoas normais, e tive que tirar todos eles, inclusive todos estavam inclusos (dentro do osso). Numa das extrações que teve duração de quase 3 horas o dentista chegou até a rezar para que o dente saísse.

Bom, o fato é que eu encasquetei que queria fazer Odonto, isso desde criança. Aliado a isso sempre fui apaixonada por crianças, então já entrei na faculdade sabendo que queria tratar de crianças. Como vocês podem ver a teimosia além da odontologia e da Odontopediatria me trouxe para Porto Alegre também. Queria o melhor curso de Odontopediatria, então lá fui eu para os Pampas fazer meu curso de mestrado, mesmo sem conhecer Porto Alegre e sem ter nenhum parente ou amigo aqui.

O destino quis assim, porque aqui conheci meu marido e hoje tenho dois príncipes gauchinhos. Para completar minha formação só faltava a parte de aparelhos, então fiz minha especialização em Ortodontia, para poder oferecer um atendimento completo para meus pequenos grandes pacientes!

Picture1

Tá, mas o que o blog tem a ver com tudo isso? Quando passei na USP lembro que meu pai comentou comigo: “Minha filha, seus estudos serão de graça pelo seu mérito de ter passado, mas você tem o dever de dar esse retorno a sociedade de alguma forma”. Após o mestrado na UFRGS, essa ideia foi ainda mais reforçada.

Pois bem, aqui me encontro escrevendo com muito amor e carinho as informações que recebi de graça durante toda minha formação acadêmica.

Espero de coração que as informações aqui do blog te ajudem a cuidar com todo carinho dos dentinhos dos seus filhos, sobrinhos, netos etc.

Fiquem à vontade para participar e me sugerir ideias para escrever. Esse espaço é dedicado aos meus pacientizinhos dos quais eu espero poder fazer a diferença na vida deles, assim como a minha Odontopediatra fez na minha.

Assim desejo então: Um Mundo Sem Cáries!