Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê

16 de setembro de 2015

Essa é uma dúvida frequente entre os pais no meu consultório: afinal quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?

Antes mesmo da erupção do primeiro dentinho, você pode iniciar a higiene oral com uma dedeira de silicone (além da higiene vai ajudar a aliviar a coceirinha da gengiva -clique aqui para ler mais) ou com um paninho molhado com soro fisiológico ou água filtrada.

af7b3e5a9da4b6b3040f4b72f7385c80

bebe8 Quando o primeiro dente irromper, ou seja nascer, você já pode comprar a primeira escova de dentes (se tiver shutterstock_110438954dúvidas de como escolher a escova clique aqui) e utilizar pasta de dentes com flúor. Sim, eu sei que algumas mães acham que devem usar uma pasta de dentes SEM flúor. Porém a recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria é usar pasta de dentes com flúor desde o primeiro dente. Não se preocupe, é claro que seu filho vai acabar engolindo um pouco da pasta, o ideal é você usar sempre muito pouca pasta, como a recomendação a seguir:

  • Bebês (0 a 3 anos) metade de um grão de arroz cru (+-0,05g);

  • Crianças que não sabem cuspir (3 a 7 anos) um grão de arroz (+-0,1g);

  • Crianças que já sabem cuspir (+7 anos) um grão de ervilha (+-0,3g).

Então para os bebês, é uma encostadinha na escova, bem pouco mesmo. Dessa forma, ele pode engolir, que não terá nenhum problema, descartando inclusive o risco de fluorose.

Depois que a criança aprender a cuspir ai sim você pode colocar um grão de ervilha

shutterstock_195430076

 

Não deixe a criança brincar com a pasta de dente, explique sempre para seu filho que é um remédio contras as cáries e sempre supervisione a escovação. Deixe ele brincar com a escova e o incentive a escovar sozinho, quando a criança tiver idade.

Esse é o momento ideal para você marcar a primeira consulta do seu filho com o Odontopediatra, não leve no seu dentista apenas para dar uma “olhadinha”. É importante você levar no profissional que estará capacitado para atender crianças da forma mais gostosa e lúdica possível, criando assim boas impressões sobre o dentista e o consultório.

E você como escovava os dentes do seu filho? Me conta nos comentários.

Um abraço,

Dra. Juliana Marchi

 

 

 

Deixe seu comentário