Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

Por que os dentes do meu filho estão se afastando?

22 de agosto de 2015

Seu filho tinha os dentes bem retinhos, depois da troca dos dentes superiores da frente, seu sorriso está ficando todo torto, os dentes estão abertos com espaços. Se isto está acontecendo com seu filho que tem por volta de 8-10 anos, fique tranquila/o. Chamamos esse período de Fase do Patinho Feio (Acho que você sabe o por que ne?), os dentes do seu filho eram alinhados e agora estão tortos e com espaços.

shutterstock_176024588

 

O que é a Fase do Patinho Feio?

Não se preocupe é uma fase normal da troca de dentição, e normalmente os dentes vão tomando suas posições e os espaços tendem a fechar, principalmente com a erupção do canino que ao descer e com o crescimento normal da maxila, empurram as coroas dos incisivos que estavam tortos alinhando os dentes superiores. Aquele “patinho feio” se torna um lindo Cisne.

patinhofeiopatinhofeio2patinhofeio3

Portanto, não é necessário aparelho dentário para corrigir os espaços e dentes tortos durante essa fase. Na dúvida leve seu filho a um Ortodontista para uma avaliação individual, já que a criança pode ter outros problemas oclusais (mordida) associados, e esses sim precisarem de correção ortodôntica antes da troca de todos os dentes de leite. Assim, é necessário que o profissional faça uma distinção entre a fase fisiológica do “patinho feio” e uma anomalia. Neste caso, o Ortodontista, após acurada observação, intervirá de maneira correta.

Na consulta com o Ortodontista, o profissional saberá fazer a diferenciação de uma fase do patinho feio com algum problema dentário, já que nos dois casos podemos observar espaços exagerados e dentes tortos. Nunca é demais lembrar que toda criança a partir dos 7 anos, deve fazer uma consulta com um Ortodontista para identificar problemas dentários.

Um abraço,

Dra. Juliana Marchi

 

 

Deixe seu comentário