Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

Descubra o Grande Causador das Cáries

30 de Abril de 2015

Caro amigos,

Hoje irei falar sobre o grande causador das cáries: a Placa Bacteriana. Você deve saber como devemos fazer para evitar a formação da placa bacteriana, certo? Se você pensou na escovação, acertou pela metade. Não esqueça do fio dental que é um ótimo aliado na prevenção das cáries.

A presença da placa bacteriana no dente iniciará um processo de desmineralização do dente que terá como consequência a cárie.

Anteriormente falamos sobre o açúcar, o qual não temos muito controle (Clique aqui para ler). Porém, hoje falaremos sobre uma variável na qual temos como controlar e eliminar evitando o aparecimento da temida cárie, mesmo nos estágios mais inicias.

As bactérias estão presentes normalmente na boca, além de ser normal é necessário. Essas bactérias aproveitam os restos de alimentos que permanecem nos dentes e na saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. Nessa atividade, formam as placas bacterianas.

Sabe aquela natinha que quando você fica muito tempo sem escovar se forma nos dentes? Pois então essa é a nojenta placa bacteriana.

Imagem1

A placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comermos (o período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece). Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem, como se proliferam. A equação é simples: se você não escovar os dentes do seu filho, os restos alimentares+bactérias= cárie dentária.

Como se vê, a formação de placas bacterianas é natural; as placas se formam sempre, num processo normal. Cabe a você impedir que elas se instalem por um tempo duradouro, através do uso do fio dental e da escovação.

Algumas dicas:

  • Use o fio dental pelo menos uma vez por dia e sempre antes da escovação;
  • A escovação deve sempre ser realizada após as refeições principais;
  • Utilize uma escova macia e de cabeça pequena, compatível com o tamanho da cavidade bucal da criança;
  • Lembre-se: não é força que limpa, mas o jeito que a escovação é realizada;
  • Até mais ou menos os 8 anos é adequado que os pais realizem pelo menos uma escovação por dia na criança, após essa idade sempre supervisione;
  • Use pasta de dente com flúor, pouca quantidade e sempre orientando seu filho a cuspir.

Por favor comentem se estão gostando ou não.

Estou aqui para ajudar, surgiu dúvida, pergunte!

Abraço,

Dra. Juliana Marchi

Deixe seu comentário