Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

Aparelho Ortodôntico: 5 Sinais Que Seu Filho Precisa Usar

15 de julho de 2015

Olá querido leitor,

apesar de já ter escrito sobre a idade ideal que você deve levar seu filho ao ortodontista (clique aqui para ler), sei que na correria do dia a dia muitos pais acabam esquecendo ou deixando de lado a consulta com o dentista por falta de tempo. Por esse motivo hoje vou falar sobre 5 sinais que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico na dentição de leite que você mesmo poderá identificar no seu filho/a (vai lá e chama ele/ela pra fazer agora) que indicarão uma grande possibilidade dele/dela precisar usar aparelho. Vamos deixar claro que esse post de forma alguma substitui uma consulta com o Ortodontista, meu objetivo é alertar aos pais quanto ao uso do aparelho na idade adequada. Um tratamento simples no momento certo pode evitar grandes problemas oclusais futuramente.

Essa foto representa como uma mordida na dentição de leite deve ser. Quando tiver dúvidas compare os problemas oclusais citados nesse post com essa foto. shutterstock_156701690

1)AUSÊNCIA DE ESPAÇOS: observe se seu filho/a não tem espaços entre os dentes, mesmo na dentição de leite. Se ele/ela tem os dentes bem juntinhos pode ser um indicativo que o aparelho será necessário. Raciocine da seguinte forma: o dente permanente que vai substituir o dente de leite é bem maior (em se tratando dos dentes da frente), a presença de espaços facilita o acomodamento dos dentes permanentes. Se não existe espaço extra provavelmente os dentes permanentes não terão como se posicionar corretamente, ficando portanto tortos.

Exemplos de dentes de leite com nenhum ou pouco espaço:

denteleite

correcao-de-mordida-cruzada-do-lado-direito-foto-profa-dra-silvia-chedid-0000000000012DDB

Exemplos de dentes de leite com espaços :

Image11

 

2317-6431-acr-20-1-0062-gf02

 

2) MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: o encaixe correto da mordida deve ser os dentes superiores a frente dos dentes inferiores. Quando os dentes de trás inferiores estão a frente dos superiores, a criança tem mordida cruzada posterior. A partir dos 7 anos já é possível corrigir essa má oclusão facilmente através de aparelhos ortodôntico, porém é interessante você saber que em um adulto com mordida cruzada posterior, o tratamento não é mais tão simples, sendo necessário intervenção cirúrgica para corrigir. Tenha em mente que esse problema na mordida DEVE ser corrigido assim que for observado a partir dos 7 anos.

Mordida cruzada posterior (lado esquerdo)

mordida-cruzadacorrecao-de-mordida-cruzada-do-lado-direito-foto-profa-dra-silvia-chedid-0000000000012DDB

 

 

 

 

 

 

 

3) MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: quando a mordida cruzada está nos dentes da frente, também é um indicativo de que seu filho precisará usar aparelho mais cedo, por volta dos 7-8 anos. Algumas crianças projetam a mandíbula para frente dando a falsa sensação de que a mordida é cruzada. Você deve observar a mordida sem a projeção da mandíbula, peça para seu filho sorrir, geralmente ele/ela encaixa a mandíbula como deve ser.

Exemplo de mordida cruzada anterior

crossbite

 

4) MORDIDA ABERTA ANTERIOR: os dentes da frente devem sobrepor os dentes inferiores. Quando existe uma ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, chamamos de mordida aberta. Normalmente ocorre devido a hábitos como chupeta e sucção de dedo, mas pode ter origem genética.

foto-mordida

Anterior-Open-Bite3

 

5) DENTES DA FRENTE PROJETADOS: quando os dentes superiores estão muito a frente dos dentes inferiores (o famoso “dentuço”). Na escola iniciam os apelidos desagradáveis, o que pode gerar até traumas psicológicos na criança. Além disso, os traumas com fraturas nos dentes são mais comuns em crianças com os dentes superiores projetados.

DSC01729

Initial-Right-Intraoral-Photo-1

 

overbite

Independente de você ter observado ou não algum problema oclusal citado nesse post (aqui mencionei apenas os mais comuns)no seu filho/a, leve ele/ela a uma consulta com o Ortodontista a partir dos 7 anos. O Ortodontista é o único profissional que saberá indicar o melhor momento para iniciar o tratamento ortodôntico e qual o tipo de aparelho que a criança deverá usar.

Marque uma consulta com Ortodontista, os problemas são mais fáceis de resolver quando realizados em idades precoces.

 

 

Deixe seu comentário