Receba grátis nosso conteúdo

Como cuidar dos dentinhos do seu filho!

5 motivos para escovar sua língua

29 de março de 2016

Muitas pessoas até escovam a língua, mas fazem isso sem saber ao certo como  e por que fazer a raspagem lingual. A limpeza da língua é uma prática de higiene oral que remove bactérias, restos de comida, fungos, toxinas e as células mortas da superfície da língua. Imagine o seguinte: você capricha na escovação dos dentes e não escova a língua; pense na quantidade de sujeira e bactérias que fica presa entre as papilas da língua, como se fosse um tapete onde toda esse sujeira pode ficar retida. Não preciso nem dizer sobre a consequência de se deixar toda esse sujeira, né? Acertou se você pensou em mau hálito.superficie linguaSuperfície da língua, mostrando as papilas gustativas. Imagine a quantidade de sujeira, bactérias e toxinas que pode ficar entre essas papilas.

 

 

 

 

 

Quando dormimos, nosso sistema digestivo permanece acordado, removendo as toxinas que estão na nossa boca, colocando-as sobre a superfície da nossa língua. Se não fizermos a higiene através da raspagem destas toxinas, elas serão reabsorvidas pelo organismo, podendo causar dificuldades respiratórias, problemas digestivos e comprometimento do sistema imunológico.raspador lingual2

Alguns estudos sobre higiene da língua concluíram que o raspador de língua é mais eficaz na remoção de toxinas e bactérias do que a escova de dentes. Embora a escovação e o uso do fio dental removam a placa bacteriana, eles realmente não eliminam as bactérias.

Quase metade das nossas bactérias orais vive nas fendas profundas da nossa língua; a ação de um raspador de língua recolhe estes revestimentos tóxicos presentes na língua (que podem variar nas cores branco, amarelo ou verde).

1. A halitose é horrível
Mau hálito tem um impacto negativo na vida de uma pessoa tanto no aspecto pessoal como profissional, influenciando os relacionamentos e a auto-estima. Dado que a maioria dos casos de mau hálito vem das bactérias na parte de trás da língua (uma área que é difícil de alcançar com uma escova de dentes), os estudos clínicos demonstram que a raspagem da língua promove uma redução significativa de bactérias e toxinas. 
2. Você quer experimentar os sabores da sua comida
A boa digestão começa com uma comida gostosa que irá estimular a salivação. Se você não tomar medidas para remover o muco tóxico da língua, não há como você sentir o gosto real da comida, porque o seu paladar pode ficar bloqueado. Isso pode levar a falsos desejos ou a uma incapacidade de reconhecer o sabor real dos alimentos. A limpeza da superfície da língua abre seus poros e torna seu paladar muito mais apurado, permitindo uma melhor degustação de sabores dos alimentos e ajudando seu organismo a digerir melhor. 
3. Você quer aumentar a sua imunidade
A língua é parte da primeira linha de defesa em seu sistema imunológico. Raspando sua língua você impede que toxinas sejam reabsorvidas em seu organismo e aumenta a função imunológica geral. 
4. Você quer melhorar a sua saúde dental 
A limpeza da língua  promove higiene oral geral auxiliando a manter a saúde dos seus dentes e da gengiva. Além disso irá ocorrer a remoção de bactérias e toxinas responsáveis ​​por problemas periodontais, o acúmulo de placa, cáries, perda de dentes, infecções na gengiva e recessão gengival. 
5. Você gostaria de melhorar a sua saúde digestiva. 
A digestão correta e ideal é considerada um fundamento da saúde. Lembra que nós comentamos sobre a importância de o paladar estar livre para perceber o gosto da comida? Pois é, uma boa digestão começa com o paladar apurado, e um paladar apurado só é possível com a remoção de todas as toxinas que obstruem o funcionamento ideal das papilas gustativas. A raspagem da língua também ativa a produção de saliva ajudando na digestão durante todo o dia. raspador lingual
Um raspador de língua é uma peça longa, fina, dobrada em forma de “L”. Em pé à frente de um espelho, você deve raspar sua língua segurando as duas extremidades do raspador em ambas as mãos, colocando a língua para fora, e iniciando a raspagem o mais fundo possível. Utilizando uma suave pressão, raspe a superfície de sua língua em um curso longo. Lave o raspador e repita se necessário até que a língua esteja limpa e livre de sujeiras. 
Onde comprar um raspador de língua? Os raspadores de língua são baratos, e podem ser encontrados na maioria das farmácias. 

Um abraço,

 

Dra. Juliana Marchi

Deixe seu comentário